Outra plataforma explode?

do UOL – www.uol.com.br

Guarda Costeira dos EUA relata mancha de óleo após explosão de plataforma no golfo do México

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

 

Uma mancha de petróleo com mais de um quilômetro de extensão foi avistada pela Guarda Costeira dos EUA no golfo do México após a explosão de uma plataforma na manhã desta quinta-feira (2), a oeste do local onde em abril um acidente com uma unidade de exploração da petroleira BP provocou o maior vazamento acidental da história.

Local aproximado da plataforma indicado em vermelho

  • Google Earth/UOL

Um helicóptero comercial testemunhou a explosão por volta das 9h30, horário local (11h30, no horário de Brasília), segundo Casey Ranel, um oficial da Guarda Costeira norte-americana. Sete helicópteros, dois aviões e quatro barcos foram enviados para o local, a cerca de 130 km  a sul de Vermilion Bay, na costa da Louisiana (EUA).

Todas as 13 pessoas que estavam na plataforma foram resgatadas da água, informou a Guarda Costeira. Apenas uma delas ficou ferida.

A plataforma Vermilion 380 pertence à Mariner Energy, companhia que inicialmente negou que houvesse vazamento.

“A Mariner notificou e está trabalhando junto com as autoridades reguladoras em uma resposta a esse incidente”, afirmou uma nota oficial da companhia. “A causa [da explosão] é desconhecida, e será realizada investigação a esse respeito”.

Em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que o governo federal está pronto para intervir, se for necessário.

“Obviamente temos instrumentos de resposta prontos para mobilização, caso tenhamos relatórios de poluição na água”, declarou Gibbs.

Também no golfo do México, a plataforma Deepwater Horizon, da BP, explodiu em 20 de abril, matando 11 trabalhadores e despejando na água cerca de 780 milhões de litros de óleo, no maior vazamento acidental da história da indústria petrolífera.

* Com informações da AP e da MSNBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.