Um debate com tempero nordestino

ELEIÇÕES 2010 – DEBATE PRESIDENCIÁVEIS SBT NORDESTE

Pimenta, calor, doçura, olhos nos olhos, mais transparência e agilidade, movimentação em cena, temas fundamentais, momento político decisivo, novos acontecimentos, denúncias, pesquisas eleitorais, sigilo fiscal, a terra natal do presidente Lula, obras e contradições: o cardápio do debate que será feito no Recife nesta segunda-feira, 20, promete. Mais do que o primeiro debate presidencial regional da história das eleições brasileiras, pode trazer surpresas neste final de campanha

SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO – Já está quase tudo pronto na estruturação de um dos debates mais interessantes do processo eleitoral de 2010, que acontecerá na próxima segunda-feira, 20, 21h30, direto do Recife, transmitido para todo o país do auditório da TV Jornal, integrante da rede SBT NORDESTE. Até agora já confirmaram presença os candidatos José Serra (PSDB/DEM/PTB/PPS/PMN/PT do B), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Só a candidata Dilma Rousseff (PT, PMDB, PCdoB, PDT, PRB, PR, PSC, PSB, PTC, PTN), não confirmou presença.

Será o primeiro debate regional, nos mesmos moldes das eleições americanas. Unirá a força de dez emissoras de tevê, de 8 Estados, somando já inicialmente cerca de 40 milhões de telespectadores, somente na Região Nordeste. Além disso poderá ser acompanhado em todo o país, por emissoras retransmissoras (o sinal será aberto) e pela internet, onde alguns dos sites mais populares estarão transmitindo online (veja lista abaixo). Além de poder participar (pelo e-mail debate@sbtnordeste.com.br, eleitores terão espaço para perguntar com tema livre), o debate SBT NORDESTE também será acompanhado por internautas de todo o país, pela Internet, redes sociais, incluindo o Twitter, onde os jornalistas estarão postando a cobertura para seus veículos.

Com apresentação e moderação do jornalista Carlos Nascimento, o debate terá duas horas de duração, em quatro blocos. Jornalistas representantes dos Estados do Nordeste estarão se revezando, como entrevistadores. Graça Araujo, pela TV Jornal do Recife, Igor Maciel (TV Jornal de Caruaru), Kézya Diniz (TV Jangadeiro), Casemiro Neto ( TV Aratu), Daniel Cabral (TV Ponta Negra), Aarão José (TV Alagoas), Beto Calmon (TV Borborema), Nadja Rodrigues (TV Cidade \verde) e Raquel Sherazade (TV Tambaú).

 Haverá momentos de debate e perguntas candidato a candidato, e o cenário proporcionará a mobilidade dos participantes, que poderão ficar mais à vontade e circular durante suas explanações, menos “engessadas”. Um telão de LED de alta tecnologia ( nove metros de largura por cinco de altura) será usado para informações gerais, transmissão de vídeos (perguntas de internautas podem ser gravadas em vídeo), reportagens e efeitos visuais. O auditório tem capacidade para 350 pessoas. Cada candidato poderá levar 15 assessores e cinco convidados especiais. A elite política nacional já confirmou presença.

“Há uma grande movimentação por aqui”, conta Beatriz Ivo, diretora de Jornalismo da TV Jornal, entusiasmada com a repercussão que o evento já está causando, inclusive no interior das campanhas. “Aqui os candidatos se mostrarão melhor, falarão olho no olho e entre si, poderão ser mais bem conhecidos pelo eleitor, que quer ver como eles se comportam”. Questionada sobre a possível ausência da candidata governista, Beatriz Ivo chega a ser otimista. “Dilma Rousseff fala tanto em Nordeste; tem o presidente Lula que é daqui; tantas lideranças políticas regionais… Acredito que devem estar havendo novas conversas para que ela inclua o evento em sua agenda”.

Tevês, transmitindo ao vivo São as seguintes as emissoras integrantes da REDE SBT NORDESTE: TV Jornal Recife e TV Jornal Caruaru, do sistema Jornal do Commercio (Pernambuco), TV Jangadeiro (Ceará), TV Aratu (Bahia), TV Alagoas ( Alagoas), TV Difusora ( Maranhão), TV Tambaú e TV Borborema (Paraíba), TV Cidade Verde (Piauí) e TV Ponta Negra (Rio Grande do Norte). Outras emissoras poderão aderir ao pool de transmissão.

Confirmada a transmissão pela internet, online:

– Pelo UOL (www.uol.com.br),

– Pelo site do SBT (www.sbt.com.br),

– Pelo Blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/),

Portal JC (www.jc.com.br)

Portal Aratu (www.aratuonline.com.br).

REDE SBT NORDESTE: UNIÃO FAZ O SUCESSO – O SBT Nordeste é uma rede presente em oito Estados com dez emissoras. As emissoras do SBT NORDESTE são as que dedicam mais tempo à programação local, em comparação com a concorrência. Em média são 4h30min por dia em que cada emissora exibe programas próprios focados na região. “A forte programação local e a flexibilidade comercial são os principais atrativos para os investimentos dos grandes anunciantes na rede de emissoras”, afirma Luiz Carlos Gurgel, coordenador do SBT Nordeste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.