Palmas para a luta anti-homofobia e pelo Estado laico! Tudo lilás pelos que não aguentam a pressão

Grupos LGBT vão às ruas do Rio em defesa da criminalização da homofobia e do Estado laico

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Grupos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) vão realizar na tarde desta quarta-feira (20) na Cinelândia, em frente à Câmara dos Vereadores, no centro do Rio de Janeiro, um ato em defesa do Estado laico e pela criminalização da homofobia.

O Fórum Estadual LGBT, que reúne 25 organizações cariocas, organizou a atividade com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as vidas que estão sendo tiradas por causa de preconceito, discriminação e falta de informação.

De acordo com o secretário do fórum e presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Julio Moreira, uma das reivindicações do ato é a aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/06, que tramita no Congresso, para tornar crime a homofobia, assim como ocorre com o racismo.

“O motivo desse ato é fazer um chamado na sociedade civil sobre a questão da homofobia no Brasil, principalmente nessa última semana, quando o tema foi tratado pelos candidatos à Presidência da República. A gente veio chamar a atenção para a necessidade de uma legislação no país que criminalize a homofobia, tendo em vista que a cada dois dias um homossexual é morto no Brasil”, destaca.

Outra questão destacada pelo ativista é que o Brasil é um país laico, de acordo com a Constituição. Moreira critica o fato de a religião ser um tema muito abordado na discussão política recentemente.

Segundo o secretário do fórum, o Grupo Gay Bahia fez um levantamento que aponta um aumento de 20% nos assassinatos de 2007 para 2009. Ele critica a falta de visibilidade dos crimes, por não haver uma sistematização de dados e porque os relatos são feitos de acordo com os recortes dos jornais.

“Todos os crimes são caracterizados como de ódio, onde a vítima não é apenas assassinada pois tem a morte moral também. Poucos casos são resolvidos, poucos criminosos são punidos e, quando são presos, são soltos muito rapidamente”, critica Julio Moreira.

Na manifestação, muitos ativistas estarão pintados com tinta vermelha para simbolizar as mortes que ocorrem nos grupos LGBT no Brasil. Só nos últimos dois meses oito travestis foram assassinados no estado do Rio de Janeiro, segundo as lideranças LGBT.

Um comentário sobre “Palmas para a luta anti-homofobia e pelo Estado laico! Tudo lilás pelos que não aguentam a pressão

  1. Helena de Almeida Roesele 20 de outubro de 2010 / 23:27

    O Artigo 19 da Constituição Federal preceitua que o Brasil é um país desvinculado das religiões, portanto, deixa explícito que nosso país é laico.Olhem as incongruências que nos rodeiam, em um de seus discursos, Cristovam Buarque disse que ele devia aos bispos a inspiração do Ficha Limpa.Neste processo eleitoral nos dois turnos, constatamos o ecumenismo político . Todos os candidatos assinaram suas promessas eleitorais, pelo menos com duas religiões diferentes.As leis brasileiras, são abundantes e, na maioria ineficazes, os mesmos que as criam, as desrespeitam.Acontece, que o voto não é laico, de forma alguma, então como desvinculá-lo das religiões. se o mesmo alimenta as urnas? Isto lembra-me uma música antiga: “Venha de onde vier, chega de onde chegar”…. Quanto ao homofobismo, que é um preconceito, tem que se lutar para que seja criminalizado . O preconceito não é um crime? e o homofobismo não é um preconceito ? não estaria aí devidamente explicitado? Mas, ainda assim tem que se tornar lei.É mesmo inacreditável.Da mesma forma, o Artigo 121 do Código Penal, tipifica o homicídio. Não há excludente do tipo de cadáver.Foi morto por assassinato, tem que ser punido. O Brasil é um país sem lei e sem ordem.Encontramo-nos ainda nos primórdios, infelizmente.Tenham todos voces da LGBT , minha solidariedade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.