Do site oficial e blog de Fernando Gabeira – www.gabeira.com.br
Uma chance para o futuro
29.11.2010 | 09:25
A tomada do Complexo do Alemão, com armas e drogas apreendidas, significa uma vitória para o processo de pacificação do Rio. Histórica ou não, vamos deixar que a própria história a chancele.
O mais importante agora é olhar para a frente e tomar cuidado com a tendência de esquecer o problema até que irrompa uma nova crise.
É preciso equacionar o problema de segurança no Rio levando em conta o território no conjunto. As Forças Armadas devem permanecer no Alemão por algum tempo, até que se instale a UPP. Mas quantos homens são necessários ali, como isto vai se articular com o planejamento mais amplo?
Em tese, as Forças Armadas podem permanecer por um tempo muito longo, como, aliás, o fazem no Haiti, gastando mais ainda do que se gasta com segurança no Rio.
Mas há problemas a serem resolvidos agora, como o do salário dos policiais. Todos aplaudiram os policiais, os jornais os chamaram de heróis. Mas na hora de discutirmos a PEC-300, que garante a eles um salário digno, os plenários ficam vazios e vazias também permanecem as páginas de jornal e os comentários na televisão.
Aparentemente, um grande grupo de traficantes fugiu. Se houvesse um plano antecipado de tomada da Vila Cruzeiro e uma presença do Exército, muitos deles seriam presos no momento da primeira ocupação.
Agora é tentar colocar a segurança pública na pauta da política e reconhecer a necessidade de melhorar as condições da policia. Ainda há muito território nas mãos do tráfico, muito nas da milícia. Quem andou por eles, como fizemos na campanha, sabe que o caminho é de longo prazo.