Disso eu gosto. Mais “muiés” no centro do poder.Mais sensibilidade, certamente.

Essa é do Noblat, no http://oglobo.globo.com/pais/noblat

Política – Dilma escolhe mulher para tradutora

Equipe será totalmente reformulada pela presidente; presença feminina cresce

Luiza Damé, O Globo

Dentro da proposta de aumentar a participação feminina no governo, a presidente Dilma Rousseff terá uma mulher como tradutora de espanhol e italiano: Cynthia García, mexicana, filha de brasileira.

Cynthia chegou a fazer alguns trabalhos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, agora, será efetivada nessa função. Independentemente da fluência do presidente em outros idiomas, o Palácio do Planalto mantém um grupo de tradutores à disposição do gabinete presidencial.

Ainda não foram definidos os tradutores de inglês e francês, mas já está certo que os que atendiam Lula serão substituídos. Esses profissionais são contratados pelo Itamaraty para prestação de serviços eventuais. Lúcio Reiner, tradutor de francês e espanhol de Lula, é consultor da Câmara e será, agora, assessor internacional do vice-presidente Michel Temer.

Sérgio Xavier Ferreira, que era a sombra de Lula nos eventos internacionais mundo afora, acompanhou a presidente Dilma no dia da posse, mas não continuará atendendo à Presidência. A definição dos novos tradutores do Planalto deve acontecer ainda este mês.

Embora a presidente domine o francês, o inglês e o espanhol, a praxe do serviço público é ter tradução mesmo assim, por causa dos termos técnicos e das expressões regionais.

O ex-presidente Fernando Henrique, que também falava essas línguas, em atos oficiais era sempre acompanhado por tradutores. Nem sempre utilizava os seus serviços, como também deve fazer a presidente Dilma.

Leia mais em O Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.