Deixo aqui o registro. fiquei triste de ler essa notícia. Trabalhei com o Thomaz na Galeria Fotoptica e na Revista Novidades Fotoptica, uma revista de fotos dos anos 80 sempre à frente de seu tempo e onde pude conhecer os mais geniais fotógrafos de todas as gerações.
Se me lembro bem, sua esposa chama Marli. Uma Marli viúva, pois.
DO UOL
Morre aos 86 anos o fotógrafo Thomaz Farkas
O fotógrafo Thomaz Farkas morreu nesta sexta-feira (25), aos 86 anos, de falência múltipla de órgãos.
Ele ficou 21 dias internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e teve alta na manhã de hoje. Morreu às 18h em sua casa.
Nascido em Budapeste, Hungria, Farkas se mudou para o Brasil nos anos 1930.
O seu pai foi um dos fundadores da rede Fotoptica, que iniciou a venda de equipamentos fotográficos no país. Farkas assumiu a direção da empresa após a morte do pai, nos anos 60, e ficou à frente da empresa até 1997.
Farkas teve grande destaque, entretanto, no cenário artístico nacional, como fotógrafo, professor, diretor e produtor de cinema.
Ao lado de Geraldo de Barros (1923-1998) e German Lorca, ele participou do Foto Cine Clube Bandeirantes, grupo que retratou a urbanização do país na década de 50 e que se destacou pelas imagens construtivistas.
Entre 1964 e 1972, ele realizou um projeto conhecido como Caravana Farkas, uma série de documentários sobre a cultura popular no interior do Brasil. Participaram do proejto Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, entre outros.
João Sal – 13.nov.2006/Folhapress | ||
![]() |
||
O fotógrafo Thomaz Farkas, que morreu aos 86 anos de falência múltipla de órgãos, em São Paulo, nesta sexta |
Uma exposição retrospectiva de Farkas está em cartaz no Instituto Moreira Salles (rua Piauí, 844, São Paulo), com cerca de cem imagens realizadas pelo fotógrafo entre as décadas de 1940 e 1970. A entrada é gratuita.
FIQUEI MUITO TRISTE COM SEU FALECIMENTO ,TRABALHEI POR 12 ANOS COM FAMILIA EM SUA EMPRESA. MEUS PROFUNDOS SENTIMENTOS A TODOS
CurtirCurtir