Peço ajuda a todos os meus leitores e atenção para essa carta que divulgo a seguir, para que ela seja espalhada pelos quatro cantos.
iSSO É UM CRIME. NÃO PODE ACONTECER.
CÃES GUIA DEVEM E PODEM ANDAR EM TODOS OS LUGARES
A carta de Erséa:
Desrespeito a quem se utiliza de cão-guia para locomoção

Gostaria de relatar minha indignação em relação aos profissionais da empresa Líder Táxi. Por volta das 22h desta quinta-feira (15/09), solicitei à empresa que enviasse um táxi para a Rua Copacabana – em Santana. Quando chegou ao local e constatou que se tratava de passageira com deficiência visual – que se locomove com a ajuda de um cão-guia -, o motorista simplesmente se negou a fazer a corrida.
E pior: como eu já havia aberto a porta para falar com o condutor e me preparava para entrar no carro, ele viu o meu cão-guia Toby e disse: “Animal dentro do meu carro, nem pensar”, e arrancou com o veículo ainda com a porta aberta. Naquele momento, eu estava apoiada na porta e por muito pouco não fui jogada ao chão.
A Líder Táxi não pode alegar se tratar de fato isolado, porque essa não foi a primeira vez que condutores da empresa agem dessa forma. Após o primeiro episódio – no ano passado -, comuniquei a empresa do ocorrido e a providência adotada, pelo que percebi, foi o registro do meu telefone celular numa espécie de “lista negra” da companhia.
Depois do ocorrido, toda vez que contato a empresa por meio do meu celular, a atendente informa não haver disponibilidade de carros para me atender. No último episódio, enviaram o táxi só porque liguei de outro telefone.
Agora, na segunda ocorrência, tentei ligar para a Líder Táxi para, mais uma vez, registrar minha indignação. Quando usei meu celular, o telefone tocava, tocava, tocava e ninguém me atendia. Com a ajuda de uma amiga, liguei em seguida usando outro telefone. E, para minha surpresa, atenderam ao primeiro toque. Quando perguntei o motivo por que não estavam atendendo à ligação do meu celular e, após informar o que havia ocorrido, a atendente pareceu já estar a par do desrespeito praticado pelo motorista que se negou a me transportar.
A resposta dela foi: “Infelizmente, não dispomos de veículos adaptados para o transporte de passageiros com cão-guia”.
Ora, em primeiro lugar não é preciso nenhuma adaptação para se transportar passageiro com o cão-guia. O animal, além de dócil, é treinado e fica sentado no assoalho do veículo durante todo o trajeto e não causa qualquer interferência no trabalho do motorista. Além disso, é importante frisar que não se trata de concessão ou favor o transporte do deficiente visual acompanhado pelo cão-guia. É lei. A Lei 11126/05 assegura ao portador de deficiência visual o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo.
Portanto, a Líder Táxi e seus colaboradores ferem a lei, quer seja pelo atendimento preconceituoso e malfeito pela atendente (desinformada e desqualificada) quer seja pelos motoristas (mal-educados, rudes, insensíveis e sem a menor condição de trabalhar com o público). Infelizmente, é esse tipo de serviço que estará disponível em São Paulo para turistas de diversas nações que visitarão em breve o Brasil durante a Copa do Mundo e realização das Olimpíadas. Acredito não ser essa a imagem que queremos passar do País para o mundo. E ainda que, antes de nos preocuparmos com o ensino de idiomas por parte dos taxistas, o que se precisa fazer é a lição de casa básica do respeito às pessoas e à sua individualidade e, sobretudo, o cumprimento das leis já existentes.
Placas do carro da Líder Táxi cujo motorista que se negou a fazer a corrida dia 15 de setembro, às 22h: EFU 4025.
Erséa Maria Alves – Psicóloga. Passei por treinamento no Brasil e nos EUA a fim de poder contar com o auxílio do cão-guia Toby para me locomover na Cidade de São Paulo, onde vivo e trabalho.
Telefone: 6554-1660
E-mail: ersea@spturis.com
Oi,
seria interessante divulgar também as empresas de táxi no Rio e São Paulo que atendem com qualidade e respeito os deficientes visuais acompanhados de cães-guias. Desta forma, eles seriam fortalecidos e parabenizados pela conduta correta.
CurtirCurtir
Um absurdo mesmo. Total ignorância e desrespeito! Isso tem de ser divulgado e a empresa tem que receber uma punição. Neste país a maioria das pessoas só respeitam algumas leis quando são multadas de alguma maneira. Deixo aqui minha total indignação.
CurtirCurtir
Fiquei indignada com oque a jovem diz sobre oque esta acontecendo a ela co a empresa de taxi de SP, tem que botar a boca no trombone mesmo!!!! divulgar em toda midia pra ver se eles aprendem, levem multas nao tem um orgao que verifica isso, que pode processa-los, sei lá!!! tem que haver alguma puniçao!!! e o pior que elesestao boicotando o numero do cel dela!!!! isso é inadimissivel!!!!!Gente vamos divulgar nos noticiarios!!! no site do Luciano hulk, na ana maria braga, procurar essa pessoas da midia que se importam com essas coisas feias que acontecem!!!
CurtirCurtir
AMIGOS,
Agradeço a todos a força na divulgação desta denúncia, em meu nome, no da ERSÉA e em prol da alegria de trabalho do Toby.
Obrigada.
Marli Gonçalves
CurtirCurtir