A France-Presse está em festa. Foi a primeira a dar a foto que todos esperavam. O sanguinário Kadhafi morto. Foto feita por um celular. Veja como foi no comunicado da AFP

 A Agence France-Presse foi a primeira a divulgar a foto de Muamar Kadhafi, após sua captura e morte, em Sirte.

A imagem do então homem forte da Líbia, com o rosto e as roupas manchados de sangue, foi obtida pela AFP de um rebelde, que a captou com a ajuda de um telefone celular.

Philippe Desmazes, da agência, conseguiu, algum tempo depois, fotografar a imagem desse telefone.

 “Eu cobria a queda de Sirte e ouvi tiros um pouco mais a oeste da posição em que estava. Os rebeldes, então, nos explicaram que os homens de Kadhafi haviam tentado sair à noite. Houve combates, que se transformaram, logo, em celebrações”, contou Philippe Desmazes.

“Pedi, então, que os combatentes me levassem ao local. Ao chegar, mostraram-me grandes cilindros de cimento nos quais, segundo eles, Kadhafi estava escondido, antes de ser capturado. Um pouco mais longe, observei os combatentes olhando para um celular. Tive sorte, então: eu fui o único a vê-los. O dono do celular mostrou-me a captura de Kadhafi que havia filmado alguns minutos antes. É muito difícil com a luz ambiente conseguir reproduzir as imagens da tela pequena. Os rebeldes se aproximaram, então, fazendo sombra, permitindo-me capturá-la melhor. Tive muita sorte”, acrescentou.

 “Este furo simboliza bem a presença contínua da AFP na Líbia desde fevereiro, a força de uma equipe, a coragem dos jornalistas da agência”, declarou Philippe Massonnet, diretor de Informação.

 “A atuação coroa meses de constância e de perseverança dos correspondentes da agência nesta parte do mundo, como em outros lugares. Presto minha homenagem e felicito a competência dos que permitiram este sucesso”, afirmou Emmanuel Hoog, presidente-diretor geral da AFP.

Agence France-Presse

Maud Forlini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.