Gente, olha que trabalho interessante.Me fez lembrar Carnavais do Brasil ( que eu fiz o texto)…

 

SOBRE CARNAVAIS DO BRASIL, VOCÊ ENCONTRA AQUI E AQUI

A fé que move o Brasil:

 devoção regional é documentada em livro

 

Inés Zaragoza, famosa pelos seus relicários, percorreu 30 cidades do País para reunir imagens e histórias inéditas das principais festividades religiosas e da paixão popular pelos santos. O documentário está em Festa de Santo, obra lançada na próxima semana, em São Paulo  

 A artista plástica Inés Zaragoza lançará, na próxima segunda-feira, dia 19/12, o livro Festa de Santo, na Livraria da Vila da Al. Lorena, Jardim Paulista, em São Paulo. Após dois anos de muita pesquisa, Inés, apaixonada pelas manifestações culturais brasileiras, seguiu viagem acompanhada do jornalista Marcelo Macca e dos fotógrafos André Andrade e José Bassit, rumo a mais de 20 cidades brasileiras para conhecer, sentir e vivenciar o louvor dos devotos dos santos padroeiros.

 Festa de Santo é um livro de arte que retrata a cultura popular de vilas e cidades com ricas referências religiosas e folclóricas. A obra se propõe a ser um documentário de 260 páginas com apuração jornalística e mais de 195 fotos coloridas que registram as diferentes manifestações da fé brasileira. 

 O livro é dividido em 20 capítulos, sendo o primeiro somente com imagens de altares. Cada capítulo seguinte é dedicado a um santo. Além dos relicários criados pela própria Inés, famosa pela sua arte minuciosa e delicada, cada santo é retratado com sua história, depoimentos de fiéis, rezas e muitas imagens.

 As fotos de Festa de Santo são dignas de contemplação. Elas evidenciam as diferentes estéticas encontradas nos quatro cantos do País. É possível apreciar a mistura afro-brasileira na festa do povo de Macapá/AP para São José, o padroeiro da cidade. O santo é tão popular na região que dá nome até a terreiro de candomblé. Em Minas Gerais, por exemplo, a arte barroca de influência portuguesa, está na escultura de Santa Luzia, cuja imagem foi a fonte de inspiração para Inés iniciar seu trabalho com os relicários, há quase 20 anos.  

 “Para mim, Festa de Santo consolida anos de dedicação. A criação dos relicários me ensinou muito sobre os santos. Mas com o livro, pude ver de perto a devoção do brasileiro, entender como os santos são cultuados e como conseguem mover a fé de cidades inteiras”, esclarece a autora, ao afirmar que a obra é a primeira a reunir cultura, folclore e religiosidade brasileiros em um único volume. 

O livro passa pelas festividades de São Jorge, na cidade de Santa Brígida/BA, pela celebração à Iemanja, orixá mais popular do Brasil, além das famosas festas de São Luís/MA, cidade devota a São João e São Pedro.

 Sobre a autora

 Filha de mãe francesa e pai espanhol, a brasileira Inés Zaragoza retrata o folclore e a religiosidade de seu país com uma obra de releitura de antigos santuários e oratórios, os relicários. Tudo começou quando a artista plástica ganhou uma imagem antiga de Santa Luzia. A obra serviu de inspiração para o inicio de uma carreira baseada em criatividade, talento e muita inspiração.

 Feitos a partir de pequenas caixas de madeira com tampa de vidro, os relicários de Inés trazem a imagem de um santo católico, um orixá ou mesmo de um Buda e são decorados manualmente, um a um, com objetos que vão desde sofisticadas lantejoulas a fibras naturais, misturados com sucata, tecidos, reproduções de flores e miudezas que coleciona em suas andanças.

 Ficha técnica

 Festa de Santo

Autora e curadora: Inés Zaragoza

Fotografia: André Andrade, José Bassit e Rogério Assis

Editora: DBA

Preço sugerido: R$ 130,00

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.