ATENÇÃO! Tem radiação dando sopa pelo Rio de Janeiro. Roubaram carro com Selênio 75 dentro.

Assaltantes roubam carro com material radioativo em seu interior

29/04/2012 – 16h11
  • AGÊNCIA BRASIL
  • Nielmar de Oliveira
    Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A polícia fluminense continua procurando por um carro da empresa Arcteste Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial com uma cápsula de material radioativo em seu interior. O veículo foi roubado na Via Dutra, rodovia que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, na altura da Pavuna, bairro da zona norte da capital fluminense, na noite de ontem (28).

De acordo com a Arctese, a cápsula contém Selênio 75, material radioativo usado para fazer raio X de soldas industriais. Apesar de a cápsula ter um dispositivo de segurança que impede a sua abertura, há risco de ser rompido. O Selênio 75 é considerado um elemento de alto risco ambiental e para a saúde.

Representantes da Arcteste informaram à polícia que o veículo, um Renault Logan, placa de Paulínea, São Paulo, (ENX 3304), está com identificação da empresa e adesivo informando o transporte de material radioativo.

O roubo foi registrado na 59º Delegacia de Polícia e comunicado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), à Polícia Federal e à Defesa Civil estadual.

O roubou da carga de Selênio 75 traz de volta a lembrança do corrido em Goiânia, em 1987, quando uma capsula com Césio 137, utilizado em equipamentos médicos, foi encontrada por dois catadores de material reciclável em um centro hospitalar desativado.

A liberação do produto causou o maior acidente radioativo já registrado no país. Ele causou a morte de quatro pessoas, além de ter deixado dezenas de feridos graves.

 

 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.