ARTIGO – Lufa-lufa, corre-corre, olé! E que venha 2013! Por Marli Gonçalves

animated-gif-happy-new-year_9Desde 1987 não acontecia de um ano ter quatro números diferentes, não repetidos. A Serpente de Água regerá 2013, pelo horóscopo chinês. O planeta é Saturno, o senhor dos anéis. Orixá regente? Há controvérsias, mas tendem a ser reconhecidos entre alguns dos mais velhos e sábios, Xangô, Obaluayê, Nanã. E o que tudo isso tem a ver com você? Sei lá!

Não vai ser bissexto. Então, prepare-se para comemorar 364 desaniversários. O seu aniversário será o de menos no agitado ano que se prenuncia ali na linha do horizonte. Mas resolvi parar, colocar um turbante, me concentrar, fortemente, para dizer algumas coisas que prevejo como certas. Claro, além de todas as boas coisas que já estou vendo que acontecerão em sua vida.

Para começar, você vai ouvir muito falar de água, de quinua e de Matemática. Um monte de artigos, reportagens, festejos, medidas (se forem no Brasil, serão provisórias, como tudo o que parece que instalam nesse país) serão publicadas e anunciadas aos quatro cantos do planeta. A ONU pode não mandar muito para acabar com as guerras mas, para estabelecer datas, estou para ver instituição melhor do que ela. 2013 será o Ano Internacional para a Cooperação pela Água, com tudo o que isso quiser dizer, e resumindo: tamos secos e mal pagos!

Pela FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, decidiram finalmente prestigiar a quinua – alguém precisava fazer isso. Sabia que a quinua é um alimento completo, com tudo que é essencial, aminoácidos, microminerais e vitaminas, além de não conter glúten? E que a bichinha floresce e se multiplica, mesmo em situações adversas, como em solos pobres, na seca e em diferentes alturas? Pois, então, viva a Quinua! Palminhas para a quinua!Três hurras! Alimentação é coisa séria¸ e toda redenção é positiva.NYbaby

Aí, a Unesco, que não gosta de ficar atrás, instituiu 2013 como Ano Internacional da Matemática no Planeta Terra. Tomara que aprendam logo a calcular com quantos paus se faz uma canoa, com quantos políticos se faz um Congresso sério, qual a probabilidade de esse país dar certo, com tanta gente metendo a mão.

Peraí, que agora estou vendo que vamos receber aqui no Brasil muita gente de fora. Prevejo que muitos novos casamentos advirão disso porque quem há de resistir ao povo brasileiro, à brasileira? Será que esses estrangeiros entenderão que não temos culpa por eles sempre terem uns perrengues por aqui, porque a gente ainda não se acostumou à globalização?

Vamos ter muita bola rolando (além das jogadas na corrupção desenfreada) na Copa das Confederações, pelo que entendi um “esquenta” da Copa do outro ano lá, daqui a pouco já na ponta do nosso nariz, que o tempo está cada vez mais rápido, o tal lufa-lufa. Coração na mão, para o time não fazer vergonha, no mínimo.

Por falar em coração na mão, mão no coração, vamos ver e ouvir exemplos de fé e hordas de orações – que clamem por nós – vindas da juventude, que se reunirá aqui na Jornada Mundial da Juventude, com Papa e tudo. Isso quer dizer que haverá forçadas e forçosas pressões de todos os lados debatendo feio por temas que nos são tão caros que deveriam ficar a salvo das religiões: o amor entre pessoas do mesmo sexo, o sexo para o prazer, o direito ou não de procriar e decidir sobre seu próprio corpo, e a liberação, apoio, incentivo e empurrão para o avanço das pesquisas livres sobre células-tronco.

Quem sabe a gente não consiga? E se você pensou que esse sonho é tão alto que, se fosse realizado, o mundo acabaria, saiba que há novas datas, problemas, previsões que podem contribuir para tal evento. Pensou que tinha se livrado, depois do chabu dos maias?

Em maio de 2013 pode haver uma tempestade solar devastadora, que pode deixar você mal, sem internet, sem luz, sem – imagine! – Facebook, Twitter, Google, fofocas sobre celebridades e games. O fim do mundo, hein?

Mas também tem uma: você só chegará lá se não houver um tal arrebatamento e chegada do Senhor Jesus, como vi que prognostica uma seita religiosa.

baby01Ou, ainda, pior, se tiver sobrevivido ao “tranco” que a Terra pode dar, meio que brecando, já que também tem maluco dizendo que as rotações da Terra estão diminuindo, mais lentas, e que ela pode parar de girar.

Esses zinhos também dizem que os dias já estariam maiores, com mais de 38 horas de duração, na verdade. Isso porque eles não estão na nossa pele! De qualquer forma, cumpre-me informá-lo de que esses caras também previram (em 2011) que a tal rotação vai parar totalmente em 16 de janeiro de 2013, o que segundo eles resultará em um dia permanente de um lado do globo e noite permanente sobre o outro.

Como eu ia dizendo, se o mundo brecar mesmo, acho que quem vai achar umas brecadas somos nós. Nem preciso prever. Use marrom.

São Paulo, momento Nostradamus, 2012-2013Marli Gonçalves é jornalista– Seja o que for, temos de viver para ver. ( …)”Para ganhar um Ano Novo / que mereça este nome, /você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, /eu sei que não é fácil, /mas tente, experimente, consciente. /É dentro de você que o Ano Novo /cochila e espera desde sempre” (Carlos Drummond da Andrade)

 

magi-kings02-source_c1l

Achei essa, do Chico Buarque. Clique aqui

************************************************************
E-mails:
marli@brickmann.com.br
marligo@uol.com.br
ATENÇÃO: Por favor, ao reproduzir esse texto, não deixe de citar os e-mails de contato, e os sites onde são publicados originalmente http://www.brickmann.com.br e no https://marligo.wordpress.com

Um comentário sobre “ARTIGO – Lufa-lufa, corre-corre, olé! E que venha 2013! Por Marli Gonçalves

  1. norma7 27 de dezembro de 2012 / 21:06

    Marli,
    Com essa do Chico, ganhaste a Pá de Ouro e a Comenda de “Garimpeira-Mor”…
    Quanto a 2013, estou pensando em reativar o calendário de 2012 e recomeçar. Tá de bom tamanho (rs)!
    Bjo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.