…E COLEGA DE FAAP.
Amigos todos que devem estar muito, muito tristes, trago para cá o post do site de outro grande e querido amigo nosso Dagomir Marquezi, que com ele mais conviveu, falando sobre sua morte:
Auyka! Flavio Del Carlo (1955-2013)
4DE JULHO
Flavio Del Carlo foi meu parceiro e amigo durante longos anos. Ele partiu ontem, depois de enfrentar uma brava luta contra um câncer. Que nunca o abateu nem tirou seu humor.
Foi um dos mais inovadores e talentosos animadores do Brasil numa época de extremas dificuldades técnicas. Era um diretor que dava um tom de grandiosidade aos seus filmes usando recursos muito precários. (Um de seus ídolos era o pioneiro Georges Méliès). Exemplo disso aconteceu quando o Del Carlo filmou a viagem de uma espaçonave por um “buraco negro” usando um liquidificador.
Nos conhecemos estudando na mesma universidade, a FAAP de São Paulo. Nossa parceria começou com a produção da revista alternativa Boca. Depois ele me convidou a escrever o texto de narração do curta Paulicéia. Fui seu co-roteirista na ficção O Grotão.
Meu favorito é Tzubra-Tzuma, um desenho animado que começou de um jeito convencional e deu uma guinada completa – refletindo nossas mudanças pessoais. Ganhou o premio de melhor curta metragem no Festival de Gramado e participou de mostras em Nova York, Moscou e Murcia (Espanha).
O convite para a estréia de Tzubra-Tzuma tem a marca da incrível criatividade do Flavio. Em cada convite de cartolina ele colocou um fotograma diferente do filme. Assim não haviam dois convites iguais:
Vivemos intensamente uma aventura artística durante a década de 1980. Não havia limite para nossos planos. O que parecia impossível, o Méliès do Ipiranga conseguia realizar.
Nossa missão agora é criar um Memorial (virtual) Flavio Del Carlo.
Boa viagem, Delca! Você nunca será esquecido por quem teve a sorte de te conhecer.
http://dagomir.blogspot.com.br/2013/07/auyka-flavio-del-carlo.html
–