Casa Modernista de São Paulo. Recebi essa denúncia. Vejam o que estão fazendo com mais esse pedaço de memória arquitetônica

portaão museu modernistaÉ com muito pesar que nos moradores  do conjunto de casas do arquiteto Gregori Warchavchik  e  frequentadores do parque da casa modernista comunicamos o nosso testemunho de mais uma catástrofe urbana.

A construtora EZTEC debuta seu empreendimento comercial de 40.303,24 m2 306 salas e 17 escritórios duplex em área envoltória de diversos bens protegidos pelo tombamento em decorrência de seu caráter histórico, são eles: Casa Modernista, Museu Lasar Segall e Casas Econômicas da Rua Berta que se encontram ameaçadas pelo grande impacto que este empreendimento terá na região. Esse conjunto arquitetônico faz parte da primeira fase de construções modernistas no Brasil, datada do final da década de 20.

Hoje começou a construção e o ato inicial aterrorizante foi o  corte da mangueira centenária!

Nesse momento, se alguma esperança há, esta reside em nossa capacidade de prestar a mais humilde, séria e solícita das atenções a nossa história  e cultura  que esse arquitetura e região representam

Essa atuação inacreditavelmente estúpida e arrogante é para alguns a valorização imobiliária e progresso econômico. E para nós, a degradação das primeiras casas modernistas do país, assunto de pesquisa, de artistas, urbanistas, arquitetos, bienais, curadores, nacionais e internacionais.

Diante disso  a fim de garantir a segurança e proteção desses bens  contamos com seu apoio compartilhando e divulgando essa situação.

Cordialmente,

Gabriela Inui e Camila Sposati

7cbbd9751c31_01casa_da_r_santa_cruz_ano_1927_foto_hugo_zanella_acervo_fau_usp 1324912018_kikipedia_2

10 comentários sobre “Casa Modernista de São Paulo. Recebi essa denúncia. Vejam o que estão fazendo com mais esse pedaço de memória arquitetônica

  1. Malu Brandalise 6 de novembro de 2013 / 21:28

    Povo sem memória é um povo sem futuro.
    Quis compartilhar no facebook e não consegui. Sniff…

    Curtir

  2. reinaldo 8 de novembro de 2013 / 1:31

    Prezado(a) autor na matéria. Sugiro, antes de falar o que não sabe, consultar os órgãos de proteção como CONPRESP, CONDEPHAAT E IPHAN.
    Caso ainda não saiba, nem precisa sair da cadeira, pois a internet disponibiliza tudo e em nenhum lugar há algum tipo de restrição ao empreendimento no qual se refere, da EZTEC. A ÁREA ENVOLTÓRIA que comenta em sua matéria diz respeito APENAS a proteção da VISTA dos imóveis tombados e, para tanto, haverá limitação de altura nas edificações.
    Quero dizer também que a construção civil é uma das maiores geradoras de empregos diretos e indiretos. Isso move a economia e tenho certeza que de alguma forma ajuda a pagar o salário que você recebe.
    Portanto, antes de criticar alguém de estar “destruindo” algo, baseie-se primeiro nas leis existentes e depois, se estas forem infringidas, pode espernear o quanto quiser. Caso contrário, se não souber sobre o assunto que se propôs a discutir, é melhor se calar.
    Pra facilitar suas ESTUDOS, leia as resoluções 04/91 e 06/04 do CONPRESP e a resolução SC 29/84 do CONDEPHAAT.
    Obrigado

    Curtir

    • Marli Gonçalves 8 de novembro de 2013 / 9:41

      Tentou falar nesse tom com os autores da denúncia aqui transcrita?
      Seria bom, porque essa carta está bem espalhada, porque quem as escreve -justamente – são pessoas conhecedoras das leis e normas e ordens e etcs absolutamente desregrados e não fiscalizados.

      Obrigada pela visita. Aliás, o senhor é representante da empresa?
      A questão da área modernista é bastante sensível para a população da cidade e região.
      Ah, e a mangueira ?
      Abs, Marli

      Curtir

  3. Mario 11 de novembro de 2013 / 20:21

    Esse Reinaldo deve ser algum cupincha da EZTEC, empresa que eu tive o desprazer de conhecer o dono, um porco asqueroso que só pensa em dinheiro.

    Curtir

  4. Károly Ferenc Halász 12 de novembro de 2013 / 12:17

    ESTOU INDIGNADO, E SOLIDARIZO COM TODOS QUE CLAMAM POR NORMALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA, ONDE SÓ TEMOS INCOMPETENTES E GENTALHA NO PODER. ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS QUE DEVERIAM IMPEDIR CRIMES DESSA MAGNITUDE, A CÉU ABERTO ?

    Curtir

  5. JURA CASTRO 12 de novembro de 2013 / 22:31

    CABE UMA PERGUNTA: SERÁ QUE O OXIGÊNIO QUE PENETRAM NO NARIZ DESSES DIZIMADORES DA NATUREZA,É OBTIDO ATRAVÉS DA COMPRA DE OXIGÊNIO OU VÊM DAS ÁRVORES QUE NÓS E TANTOS OUTROS TEMOS UM IMENSO RESPEITO E AMOR? HÁ MUITO TEMPO ELES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM UMA CIDADE MAIS HUMANA E QUANDO ELES INVESTEM EM UMA DETERMINADA ÁREA VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS ESTARÃO SUCUMBINDO A GANÂNCIA DESSES SERES INOMINÁVEIS.

    Curtir

  6. Pingback: RUA BERTA
  7. Pingback: Rua Berta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.