Abraji lamenta morte de cinegrafista atingido por rojão durante protesto
A Abraji lamenta a morte cerebral do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade confirmada nesta segunda-feira (10.fev.2013) e se solidariza com familiares, amigos e colegas do profissional. Santiago foi ferido na cabeça por um rojão na noite de quinta-feira (6.fev.2014). Ele cobria uma manifestação, na região central do Rio de Janeiro, contra aumento das passagens de ônibus. A investigação da polícia aponta manifestantes como os responsáveis pela compra e disparo do rojão.
É o primeiro caso fatal envolvendo jornalistas atacados durante os protestos de rua, mas os incidentes têm se multiplicado. Desde junho de 2013, a Abraji alerta para a escalada de violência e violações contra profissionais da imprensa. Desde que esta onda de protestos começou até o anúncio da morte de Santiago Ilídio Andrade, houve 117 casos de agressão, hostilidade – tanto por manifestantes quanto por policiais – ou detenção de jornalistas.
A violência sistemática contra profissionais da imprensa constitui atentado à liberdade de expressão. É preciso que o Estado (Executivo e Judiciário) identifique, julgue e puna os responsáveis pelos ataques.
Diretoria da Abraji, 10 de fevereiro de 2013
É de lamentar!
CurtirCurtir
Lamento pela família e pela sociedade.
CurtirCurtir
A ANVISA PROIBIU O USO DE ÁLCOOL PARA ASSEPSIA, E AINDA USO PARA FAZER REMÉDIO CASEIRO. PORQUE É QUE ELA NÃO PROÍBE O USO DA COCA-COLA QUE DETONA O CÁLCIO DOS OSSOS, E É CANCERÍGENO ? PORQUE NÃO SE PROÍBE O REFRIGERANTE QUE DÁ CELULITE? PORQUE NÃO PROÍBE O CIGARRO QUE SÓ PREJUDICA A SAÚDE? PORQUE NÃO PROÍBE O USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO, QUE FAZ BARULHO INFERNAL, CAUSA SURDEZ E MATA? SERÁ QUE AGORA SÓ VAMOS TER DÉBILÓIDES E PESSOAS INCOMPETENTES NO PODER? ESSES CARAS NÃO TEM FORMAÇAO ACADÊMICA EM GESTÃO PÚBLICA, E POR ISSO, O BRASIL JÁ ESTÁ UMA ZORRA TOTAL, E TAMBÉM, PORQUE OS CARGOS PÚBLICOS ESTÃO NA MÃO DE PESSOAS NÃO HABILITADAS ! TODO MUNDO DEVERIA TER CARTEIRA DE HABILITAÇÃO PARA PODER DIRIGIR O PAÍS!
CurtirCurtir