Morreu o furacão boxeador. Morreu dormindo, e isso é para os bons

Rubin “Hurricane” Carter, ex-boxeador que inspirou Bob Dylan, morre aos 76

Preso injustamente por 19 anos, acusado de um triplo homicídio, americano lutava contra um câncer na próstata e morreu enquanto dormia, segundo amigo John Artis

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

 Rubin Hurricane Carter (Foto: Getty Images)Preso por 19 anos injustamente, Carter inspirou música de Bob Dylan e filme (Foto: Getty Images)

O ex-boxeador americano Rubin “Hurricane” Carter, que causou uma comoção mundial ao ser preso injustamente, morreu neste domingo, aos 76 anos, em sua casa em Toronto, no Canadá. A informação foi confirmada pelo amigo e companheiro de profissão John Artis, que também foi condenado, à rede de notícias “BBC”. Carter passou 19 anos na prisão, acusado por um triplo homicídio em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 1966. A injustiça teria sido motivada por racismo. A sua história inspirou a música “Hurricane”, do cantor e compositor Bob Dylan, o filme “The Hurricane” (“Hurricane – O Furacão”), com Denzel Washington como protagonista, e ainda uma série de livros.

Rubin “Hurricane” foi condenado sem provas em 1967, e foi novamente julgado em 1976, sendo mais uma vez incriminado pelos três assassinatos.

O ex-boxeador ficou famoso por travar uma dura batalha para provar a sua inocência. Após uma campanha que contou com o apoio de estrelas como Bob Dylan e Muhammad Ali, Carter ganhou a liberdade em 1985 com a retirada do processo e a anulação da pena. O juiz que cuidou do caso na época afirmou que conclusões sobre a prisão foram “com base no racismo e não na razão, assim como na ocultação da verdade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.