Enquanto o país se estabaca, o Ministro da Defesa distribui medalhinhas. Para o Cunha, pro pessoal da Guiné-Bissau, do Congo…

Jaques Wagner destaca conquistas da Defesa durante entrega da Ordem do Mérito

( fonte – assessoria de comunicação do Ministério da Defesa)

Brasília, 10/06/2015 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, destacou os principais avanços alcançados pela sua pasta que hoje completou 16 anos. O fato se deu durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito da Defesa, no Clube da Aeronáutica de Brasília (DF).
“Trata-se de uma cerimônia especial, já que oferece oportunidade para refletirmos sobre as conquistas da sociedade brasileira em matéria de defesa, consubstanciadas na atuação deste ministério e das Forças Armadas, mas construídas em conjunto”, disse Wagner.

Sobre o assunto, o ministro citou os projetos estratégicos em andamento, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha; os blindados Guarani, do Exército; e os aviões de fabricação nacional KC-390, da Aeronáutica. “Os projetos do Ministério da Defesa e das Forças singulares são absolutamente prioritários, e sua continuidade é a única opção para um país como o Brasil”, afirmou.
Wagner falou, também, acerca do planejamento e fortalecimento da Base Industrial de Defesa. Segundo ele, este aspecto “é uma das principais vias de consolidação de uma defesa moderna, que conte com adequadas capacidades de dissuasão e promova efeitos duais em benefício de toda a sociedade”.
O ministro lembrou-se, ainda, da Lei 12.598, de 2012, marco normativo da área. A referida lei estabelece normas especiais para as compras, as contratações e o desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa; dispõe sobre regras de incentivo à área estratégica de defesa; dentre outras questões.
No discurso, o titular da Defesa enalteceu o trabalho dos homens e mulheres que trabalham nas Forças Armadas. “É também imprescindível que continuemos a valorizar o mais importante recurso da defesa nacional: os militares brasileiros, que dedicam suas vidas ao Brasil com profissionalismo, competência e patriotismo.”

Cerimônia

No evento desta manhã, foram agraciadas 172 personalidades civis e militares com a Ordem do Mérito da Defesa. A comenda, criada pelo Decreto 4.263, de 10 de junho de 2002, é destinada a brasileiros e estrangeiros que prestaram relevantes serviços à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica.

Ficou a cargo do ministro Wagner fazer a imposição da medalha nos estandartes das instituições premiadas: Diretoria-Geral de Navegação, Comando do 9º Distrito Naval, 9º Batalhão de Engenharia de Construção, 14º Batalhão Logístico, Terceiro Comando Aéreo Regional e Universidade da Força Aérea.
Ele também entregou a condecoração aos membros natos da Ordem, como os comandantes das Forças, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira (Marinha); general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas (Exército); e brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato (Aeronáutica). Foram homenageados, ainda, o ministro da Defesa do Equador, Fernando Cordero Cueva, e a ministra da Defesa de Guiné-Bissau, Cadi Seidi.
Entre os agraciados estava o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz. O oficial chefia a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo, maior operação já realizada pela ONU. Sob seu comando, Santos Cruz tem mais de 20 mil militares de diferentes nações.

A Ordem do Mérito da Defesa possui os graus de Grã-cruz (dourada), Grande-oficial (prata), Comendador (bronze), Oficial e Cavaleiro.

Legenda Foto 1: Cerimônia marcou os 16 anos de criação do Ministério da Defesa defesa 2 defesa 1
Legenda Foto 2: Ministro Jaques Wagner agraciou estandartes de organizações militares com a Ordem do Mérito da Defesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.