Jornalistas em risco. Corporativismo do Judiciário condena jornalista da Zero Hora. Nota ABRAJI

juiz andandoDesembargadores do RS decidem em favor de presidente do TJ em ação contra Zero Hora 

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou em segundo grau a jornalista Rosane de Oliveira a pagar indenização de R$ 180 mil ao desembargador Luiz Felipe Difini. O magistrado processou a jornalista da Zero Hora por causa de uma coluna publicada em 2013.

No texto, Rosane de Oliveira relata outra ação movida pelo magistrado dez anos antes: em 2003, Difini processou o então secretário de Indústria e Comércio de Porto Alegre, Adeli Sell, por declarações que insinuavam existência de corrupção no judiciário gaúcho.

Como parte de suas atribuições, Sell havia determinado o fechamento de boates cujos alvarás continham irregularidades. Mas decisões liminares de Difini garantiam a abertura e o funcionamento dos estabelecimentos.

Em 2013, dias após o incêndio da boate Kiss, Rosane de Oliveira lembrou o caso e inferiu que a vitória de Difini contra Sell inibiria a ação de fiscais. Foi o suficiente para que o desembargador, hoje presidente do TJ gaúcho, argumentasse ofensa a sua honra e imagem. Os argumentos foram acolhidos por uma juíza de primeiro grau no ano passado, e a sentença foi confirmada agora pelos colegas de Difini no Tribunal de Justiça.

A Zero Hora e a jornalista Rosane de Oliveira recorrerão da decisão. A Abraji avalia que a coluna de Rosane não ofende nem honra e nem imagem do desembargador, e que a ação viola princípios da liberdade de expressão e o direito da sociedade à informação. A Abraji confia que o acórdão será revertido em instâncias superiores e que o episódio não inibirá comunicadores gaúchos.

Diretoria da Abraji, 5.abr.2016

http://www.abraji.org.br/?id=90&id_noticia=3418

2 comentários sobre “Jornalistas em risco. Corporativismo do Judiciário condena jornalista da Zero Hora. Nota ABRAJI

  1. Nadja Clea Marques Soares 5 de abril de 2016 / 17:40

    AMIGA ESTOU BLOQUEADA NO TWITTER POR ISSO NÃO COMPARTILHEI MAIS SUAS REPORTAGENS. ACHO QUE ESTAVA INCOMODANDO KKK. NO FACE CONTINUO FIRME E FORTE!! CADA VEZ MAIS SUCESSO MEU BEIJO NADJA!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. károly f. halász 5 de abril de 2016 / 20:57

    Os jornalistas sempre incomodam alguns que abusam de autoridade ou tem poder econômico para comprar sua razão. Lembro-me do grande jornalista LÍBERO BADARÓ,também foi médico, nascido na Itália em 1798, fundador do jornal O OBSERVADOR CONSTITUCIONAL, que foi assassinado em 1830, a mando de D.Pedro I, que publicava seus “malfeitos”, na época, que colocou o Brasil numa enorme crise financeira e moral.Ao morrer proferiu a seguinte frase”MORRE UM LIBERAL MAS NÃO MORRE A LIBERDADE”.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.