PM de SP agride jornalista. De novo. Nota oficial da Abraji. Protestos!

PM-SP apreende celular e apaga filmagem de repórter da CBN

Na manhã desta sexta-feira (5.ago.2016), a repórter Daniella Laso (CBN) teve o celular apreendido e foi ameaçada de detenção pela Polícia Militar de São Paulo enquanto registrava ação na Cracolândia, região central da capital paulista.

A profissional estava dentro de um carro da rádio filmando o momento em que eram lançadas bombas de gás lacrimogêneo em moradores de rua, quando um PMs abordou o motorista, dizendo que eles deveriam sair do local. Outro policial pediu o celular de Daniella; quando ela se recusou a entregá-lo, ele abriu a porta do carro e tomou-lhe o aparelho. Ameaçou detê-la por desobediência.

Daniella e o motorista foram revistados, assim como o carro da emissora. Depois de meia hora, devolveram o celular à repórter, sem as imagens que ela fizera mais cedo. A profissional identificou os policiais que a abordaram e a CBN pretende registrar queixa do fato.

A Abraji repudia a ação da Polícia Militar de São Paulo, que demonstra desprezo à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Espera que os responsáveis sejam identificados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e punidos pela corporação. Apreender o equipamento de uma profissional de imprensa e destruir seu trabalho é procedimento típico de regimes autoritários, um ataque à democracia que não pode ser tolerado.impaciência, o tamborilar

Diretoria da Abraji, 5 de agosto de 2016.

Uma resposta to “PM de SP agride jornalista. De novo. Nota oficial da Abraji. Protestos!”

  1. Károly F.Halász Says:

    É lamentável em se testemunhar e ver como a polícia ainda pratica atos criminosos, autoritários, abuso de poder e covardia. O despreparo e a incompetência, já parte do comando: No exército que servi, aprendi, que é pelo soldado que se conhece o capitão!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: