RIO LANÇA BOTÃO DE PÂNICO, PARA SERVIÇO 190. VEJA DETALHES DO APLICATIVO

robot

[BOTÃO DO PÂNICO]

Secretaria de Segurança do Rio lança aplicativo piloto para serviço 190

FONTE: Assessoria de Imprensa Nearbee

Emergência RJ é um canal alternativo ao atendimento emergencial, oferecendo mais conectividade para o cidadão carioca e maior acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e de fala

A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro em parceria com a Startup Nearbee lançou nesta terça-feira (13/09) o aplicativo Emergência RJ, que oferece atendimento instantâneo em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. O projeto piloto amplia o atendimento ao serviço 190, beneficiando de imediato 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio.

Tendência internacional que une tecnologia e agilidade, o aplicativo permite, com poucos cliques, fazer a denúncia, de forma confiável e gratuita, sem precisar dizer uma única palavra. O lançamento durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, reforça acessibilidade para quem tem limitações para fazer ligações telefônicas, como pessoas com audição e fala comprometidas. Emergência RJ funciona como aplicativo oficial de segurança do Estado e disponibiliza uma equipe capacitada dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Essa equipe é responsável por receber os chamados digitais de forma bilíngue (português/inglês) e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190 (polícia militar).

 “A tecnologia vem nos permitindo aprimorar o atendimento ao público, oferecendo novos canais e ferramentas de contato. Por meio do aplicativo, criamos um novo vínculo com a população, que tem hoje nos celulares um importante recurso, seja ele para auxílio, informação, trabalho ou diversão”, destacou Edval Novaes, subsecretário de Comando e Controle, da Secretaria de Estado de Segurança.

O aplicativo permite o recebimento de informações precisas como localização – por meio do GPS do celular – envio de fotos da ocorrência e áudio automático dos 15 segundos seguintes à criação do chamado. O Emergência RJ já está disponível para download na Apple Store e Google Play, para baixar basta acessar uma das lojas via Smartphone. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de email ou facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso.

“A expectativa do Nearbeeé viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a Polícia, alinhados ao novo contexto tecnológico em que vivemos”, destaca Felipe Fontes, CEO Nearbee.

Serviço emergencial no CICC

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) concentra os principais serviços de emergência do Rio de Janeiro, que atuam de forma integrada. A Central 190 recebe em média cerca de 7 mil ligações diárias, incluindo toda região metropolitana, e conta com profissionais bilíngues, já que os números de emergência internacional norte-americano (911) e europeu (112) também são redirecionados para o 190.

Sobre o Nearbee

O objetivo da Startup Nearbee é proporcionar uma solução de segurança mais eficaz, rápida e inteligente. Além de desenvolver o Emergência RJ, lançou recentemente o aplicativo Nearbee e Alfabee, que possibilita a conexão entre pessoas próximas, autoridades locais, serviços de proteção, amigos e familiares, podendo ser alertados em situações emergenciais. Funciona ainda como uma plataforma social para compartilhamento de micro informações locais.

O conceito da Startup surgiu em 2014 na cidade de Campinas – SP, mas teve seu lançamento oficial em abril de 2016. Nesse tempo, venceu premiações como o Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, Concurso Rio Apps Cidade Olímpica, Connected Smart Cities como melhor solução para cidades inteligentes do Brasil e Prêmio WSA Mobile Brasil 2016, da ONU.

 

police002

2 Respostas to “RIO LANÇA BOTÃO DE PÂNICO, PARA SERVIÇO 190. VEJA DETALHES DO APLICATIVO”

  1. Tudo que se faça pela segurança é bem-vindo

    Curtido por 2 pessoas

  2. José Silvério Vasconcelos Miranda Says:

    É um começo. Sugiro também o quarto do pânico.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: