Legal. Ruy Castro contando A Noite do Meu Bem. Informação da EBC

danceaaRádio MEC estreia programa com Ruy Castro

Escritor reconta a história do samba-canção na

série especial A Noite do Meu Bem

 A Rádio MEC estreia no domingo (25) a série “A noite do meu bem”, com o jornalista, pesquisador e escritor Ruy Castro. Homônima do último livro do autor, a série irá ao ar às 20h na MEC FM (99,3) e às 22h na MEC AM (800) para recontar, em seis episódios, a história do samba-canção.

A música da época de ouro da noite carioca apresentou vozes como as de Dolores Duran, Dick Farney, Elizeth Cardoso, Dorival Caymmi, Maysa, Miltinho, Doris Monteiro, Lucio Alves, Linda Baptista, Jamelão, Nora Ney, Helena de Lima e Tito Madi. Em “A noite do meu bem”, Ruy conta a história por trás de algumas canções, curiosidades sobre as boates de Copacabana, bairro que foi o epicentro do gênero samba-canção, e traz os temas cantados recorrentemente, desde o amor e suas dores, como a famosa “dor de cotovelo”, e também as canções com um lado luminoso, alegre, e do amor.

Segundo Ruy Castro, o samba-canção é eterno: “Parece coisa do passado, mas não é. A impressão que dá é que as músicas ficaram meio guardadas, meio adormecidas, lá no fundo da nossa memória. Mas é só começar a tocar e a gente logo reconhece a melodia, se lembra da letra.” E na série “A noite do meu bem” os ouvintes vão perceber que ele não acabou, apenas se transformou e nunca deixou de ser tocado e composto.

A estreia de Ruy Castro na Rádio MEC faz parte das festividades pelos 80 anos da emissora, comemorados em 7 de setembro. Ao longo de sua história a rádio sempre teve em seu elenco escritores como Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles, atores como Paulo Autran e Fernanda Montenegro, e, mais recentemente, com nomes como o do poeta Eucanaã Ferraz e do músico Arrigo Barnabé.

“A noite do meu bem” marca a parceria da MEC com a editora Companhia das Letras e a volta de Ruy Castro para o veículo onde começou sua carreira em Minas Gerais, o rádio. A série A série também representa a primeira etapa de futuros programas nos quais o escritor apresentará a versão radiofônica de seus livros.

danceaaServiço:

A Noite do Meu Bem

Domingos, 20h MEC FM 99,3

Domingos, 22h MEC AM 800

Também em

radios.ebc.com.br/mecfmrio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: