CHUVA!!!! Chuva de meteoros! Veja explicações de um astrônomo

chuva de meteoros - EspanhaAstrônomo da Univap explica a Chuva de Meteoros que acontece hoje

 (FONTE ASSESSORIA DE IMPRENSA)

O fenômeno estará visível no Brasil e terá pico de meteoros por volta da meia-noite

 

                O mês de Novembro será um dos mais marcantes para aqueles que gostam de visualizar os fenômenos celestes. Uma Superlua já brilhou o céu na última semana e agora é a vez das chuvas de meteoros. De acordo com o professor de Física e Astronomia da Univap, Irapuan Rodrigues, a chuva de meteoros deve ter seu ápice ainda hoje (17) na direção da constelação de Leão, produzindo ao menos 40 meteoros por hora.

Animated-moving-meteor-in-sky

Alguns meteoros já começaram a aparecer no dia 13 deste mês. “Uma chuva de meteoros ocorre quando, ao orbitar em torno do Sol, a Terra atravessa o rastro de poeira e rochas (os meteoroides) que se desprendem da cauda de algum cometa na sua trajetória pelo sistema solar. Uma estrela cadente, por exemplo, significa que um meteoroide acabou de se chocar com a atmosfera terrestre, entrando em incandescência. Os que conseguem resistir à fricção do ar e chegar até o solo são os chamamos de meteoritos”, ressalta.

 

Gif-animation_meteor-striking-Earth   Da Terra será possível enxergar a chuva de meteoros Leonídeos, a mais importante do mês. “Esse nome indica que o “radiante” da chuva é na direção da constelação de Leão e é nessa direção que devemos olhar”, indica. O máximo dela acontecerá hoje, porém alguns meteoros poderão ser vistos até o dia 20 deste mês. O observatório da Univap aponta que essa é uma das melhores chuvas de meteoros para observação, e a partir da meia-noite do dia de maior incidência será possível até registrar imagens com uma câmera fotográfica. Não são necessários equipamentos especiais para observação, basta olhar para o céu na direção certa.

Visitações ao Observatório da Univap

 meteoros!

Inaugurado em 14 de outubro de 2011, o observatório está localizado no Campus da Universidade em São José dos Campos, interior de São Paulo e é composto por uma equipe de pesquisadores e alunos do curso de pós-graduação em Física e Astronomia da universidade, já recebeu mais de 8 mil visitas e promoveu cerca de 100 eventos. As visitas ao observatório da Univap são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 19h. Para grupos acima de cinco pessoas é necessário agendamento prévio pelo site: www.univap.br/observatorio. A Univap também conta com um programa de pós-graduação em Física e Astronomia.

meteoros

3 Respostas to “CHUVA!!!! Chuva de meteoros! Veja explicações de um astrônomo”

  1. *Um espectaculo de valer a pena observar .*

    *Aqui tivemos o esplendor espectáculo da Super lua .*

    *Genial .*

    *Obrigada pela partilha *

    *Maria*

    Curtido por 1 pessoa

  2. Na imensidão do universo, vale a penar ver do nosso planeta, a chuva de meteoros ou estrelas cadentes. Quando algum meteorito cai no nosso planeta, 95% cai no mar.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: