Agressão contra jornalista: Ana Nery, da Rádio Band. Turma do Bolsonaro, claro. Nota ABRAJI

Repórter da Rádio Bandeirantes é agredida em manifestação em São Paulo

[link da nota]

A repórter da Rádio Bandeirantes Ana Nery foi agredida verbalmente e com uma cabeçada por um manifestante pró-Bolsonaro no domingo (30.set.2018). O ato em apoio ao candidato à presidência pelo PSL aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A jornalista entrevistava uma capitã da Polícia Militar (PM) sobre a preferência da corporação em fazer proteção apenas dos manifestantes em uma das faixas da Paulista, quando o homem se aproximou e começou a ofendê-la, aos gritos. O manifestante a acusou de “pilantra” e falou que ela era da “imprensa de merda”. Nery pegou o celular para registrar a agressão e afirmou que registraria boletim de ocorrência (BO) contra o homem, que em seguida lhe deu uma cabeçada.

Os policiais que presenciaram a cena apenas afastaram o agressor e não prestaram socorro à jornalista. Duas pessoas que estavam próximas se ofereceram para testemunhar em favor da repórter, que registrou o BO na tarde desta segunda-feira (01.out). Nery conseguiu fotografar o agressor e apresentou a imagem à polícia.

A Abraji condena a agressão a Ana Nery, ponto máximo na escalada de ataques de apoiadores do candidato registrada ao longo da última semana. Como se o assédio massivo direcionado a jornalistas em redes sociais e as ameaças de violência física não fossem graves o suficiente. É lamentável, ainda, a postura passiva dos policiais militares diante da hostilidade do manifestante.

Um país que não compreende a diferença entre crítica ao trabalho jornalístico e violência contra profissionais da imprensa coloca a democracia — e a si próprio — em grave risco.

Descanse em pazDiretoria da Abraji, 1º de outubro de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.