Canto Cidadão abre inscrições para seus programas de voluntariado
Em 2017, o IBGE apontou que 7,4 milhões de pessoas atuaram como voluntárias no Brasil, número que vem crescendo ano a ano
Quando: até 27/02
Quem pode: todos acima de 18 anos
Onde: http://bit.ly/CantoCidadao_PIP2019.
Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Elfa Medicamentos, Ferring Pharmaceuticals e Sompo Seguros apresentam: Plano Anual Canto Cidadão – Preparação de novos voluntários(as) para arte em hospital, na Grande São Paulo.
Anualmente, o Canto Cidadão realiza uma chamada especial para interessados em participar dos seus programas socioculturais de voluntariado em hospitais. O objetivo é encontrar novas(os) voluntárias(os) para o Arte em Todo Canto – Hospitais (teatro), CantoRia (música), Doutores Cidadãos (palhaçaria) e o EnCanta (atividades em brinquedotecas), preparando-as para que a atividade seja positiva para todas as pessoas envolvidas.
Inspiração, perfil e compromisso
Antes de começar o treinamento nos programas de voluntariado da organização, as pessoas interessadas participam do PIP, o Programa de Identificação de Perfil, cujas etapas – palestra, questionário comportamental, dinâmicas e entrevistas – buscam identificar as competências essenciais para as atividades pretendidas, notadamente comunicação empática, comprometimento e compreensão de direitos humanos.
Segundo Felipe Mello, diretor-fundador do Canto Cidadão, a intenção é qualificar, continuamente, a oferta do trabalho voluntário que a organização realiza, desde 2002, desde a gestão até a atividade na ponta, junto aos públicos de interesse. “Queremos compreender cada vez melhor quais são as habilidades e competências comportamentais que os nossos programas de voluntariado pedem. Isso porque estamos falando de atividades a serem realizadas em ambientes hospitalares, o que por si só já traz algumas peculiaridades”, explica Felipe.
Após o PIP, as pessoas convidadas participam de um treinamento (teórico e prático) específico para o programa sociocultural escolhido. Depois dos encontros, que têm a carga-horária mínima de 24 horas (até 60 horas, a depender do programa), começa a valer o Acordo de Responsabilidades, com vigência semestral, que é um conjunto de combinados entre a organização e os voluntários. “O Acordo de Responsabilidades é, simplesmente, uma forma lúcida, adulta e respeitosa de deixar bastante claro, entre as partes, o que foi combinado, por conta da relevância do que estamos propostos a realizar juntos”, afirma Felipe.
Sobre Canto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Somente em 2018, suas atividades beneficiaram diretamente mais de 60 mil pessoas, especialmente por meio do voluntariado. Desde a sua fundação, já foram mais de três milhões de pessoas beneficiadas pelas atividades. Site:www.cantocidadao.org.br
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA CANTO CIDADÃO