Atenção! Caminhada de protesto, domingo, 31, Parque do Ibirapuera. E o chamado é do MPF!

 

Resultado de imagem para CAMINHADA ANIMATED GIFSI Caminhada do Silêncio
Atividade chama atenção para crimes como tortura, atentados sexuais, assassinatos e desaparecimentos forçados cometidos por agentes do Estado

A truculência, a crueldade e a ilegalidade são marcas dos atos de repressão a civis praticados no Brasil por agentes de Estado, ontem e hoje. Sob a chancela da segurança nacional ou pública, são cometidos crimes de tortura, atentados sexuais, assassinatos e desaparecimentos forçados. A reparação a sobreviventes e familiares das vítimas passa pelo reconhecimento das graves violências, com base em medidas de preservação da memória e revelação da verdade.

No intuito de contribuir para esse objetivo e de dar visibilidade à questão, será realizada no próximo domingo, 31 de março, a I Caminhada do Silêncio. A atividade acontece a partir das 16h, no Parque Ibirapuera, em São Paulo/SP.

O ato consiste em uma caminhada silenciosa que parte da Praça da Paz – localizada no centro do Parque Ibirapuera – rumo ao Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, situado na calçada, ao lado do parque.

A concentração para a caminhada terá início às 16h, na Praça da Paz. Às 16:30 haverá um show de acolhimento, com Renato Braz e convidados(as): Bré Rosário, Paulo Grassman, Jean Garfunkel, Lela Simões, Karine Telles, Mário Gil, Roberto Leão, Breno Ruiz, Vicente Barreto, Fabiana Cozza e Eduardo Gudin.

Às 18h30, o grupo dará início à caminhada, que terá um percurso de 1,2 km.

O público foi convidado a levar fotos de vítimas de violência estatal e flores, que deverão ser depositadas no gramado junto ao Monumento pelos Mortos e Desaparecidos Políticos. O Monumento foi produzido em 2014 pelo arquiteto e artista plástico Ricardo Ohtake, e sua estrutura carrega os nomes de 436 mortos e desaparecidos políticos de todo o país.

O encerramento, em frente ao Monumento, está previsto para as 19:30 com Renato Braz e Fabiana Cozza.

O ato é uma iniciativa da Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, instituída pela Lei 9.140/95. em conjunto com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF). A organização com o apoio do Departamento de Educação em Direitos Humanos e Direito à Memória, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, bem como das seguintes entidades: Instituto Vladimir Herzog, Núcleo Memória, Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP), Memorial da Resistência de São Paulo, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisa (IIEP) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP).

Resultado de imagem para CAMINHADA ANIMATED GIFSServiço:

I Caminhada do Silêncio

Data: 31/3/2019

Horário: 16h

Local: Parque do Ibirapuera. São Paulo (SP)

fonte: ASSESSORIA MPF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.