MEU AMIGO CLAUDIA – VEJA. PARA CONHECER QUEM FOI CLAUDIA WONDER

MEU AMIGO CLAUDIA,

SOBRE A CLAUDIA WONDER, ESTREIA ESSA SEMANA EM CIRCUITO COMERCIAL

CLAUDIA WONDER, COM QUEM QUE TIVE A HONRA DE CONHECER E CONVIVER ,

ERA MAIS DO QUE UM TRANSFORMISTA, ERA UMA DIVA

RECEBI ESSAS INFORMAÇÕES  DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

“Meu amigo Claudia” estreia em circuito comercial no dia 30 de maio, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, e integra a programação cultural da Parada LGBT de 2013, que acontece em 02 de junho. Confira o trailer oficial do filme no Youtube

 

Dirigido por Dácio Pinheiro, o filme é uma produção da Piloto em parceria com a Prefeitura de São Paulo e narra a trajetória de Claudia Wonder – personagem emblemático do underground paulistano nos anos 80. Seu nome de batismo era Marco Antônio Abrão, mas ganhou o mundo como Claudia Wonder: a travesti foi uma grande ativista dos direitos homoafetivos e, além de ser uma conhecida atriz, cantora e performer, foi uma das responsáveis por quebrar o paradigma marginalizado vivido por travestis e transexuais no País. “A presença de Claudia deve representar a suprema transgressão”, afirmava a crônica de Caio Fernando Abreu, que dá nome ao filme. O documentário apresenta depoimentos de Claudia e uma série de testemunhos de personagens marcantes dos anos 80 como Zé Celso Martinez Corrêa,Kid Vinil, Grace Gianoukas, Sérgio Mamberti, Leão Lobo, Glauco Mattoso, entre outros.

DOCUMENTÁRIO “MEU AMIGO CLÁUDIA” ESTREIA

EM CIRCUITO COMERCIAL A PARTIR DE 30 DE MAIO

 

Produzido pela Piloto, longa-metragem dirigido por Dácio Pinheiro

narra história de Cláudia Wonder, personagem emblemático

da cena underground paulistana nos anos 80

 

São Paulo, maio de 2013 –A Piloto – produtora brasileira com atuação que abrange obras para televisão, cinema, conteúdo publicitário e para internet – anuncia o lançamento em circuito comercial do documentário “Meu amigo Cláudia”, com direção de Dácio Pinheiro. O longa-metragem apresenta a trajetória de Cláudia Wonder, travesti que, além de ativista da causa dos direitos homoafetivos, era uma conhecida atriz, cantora e performer que agitou a cena underground paulistana principalmente na década de 1980. Com lançamento agendado para 30 de maio, feriado de Corpus Christi, quinta-feira. A exibição do filme integra a programação cultural da Parada GLBT 2013 de São Paulo, que acontece no dia 02 de junho.

 

Com título baseado em uma crônica escrita por Caio Fernando Abreu, o documentário “Meu amigo Cláudia” conta a história de Cláudia Wonder e apresenta o perfil de engajamento político dela que foi uma das pioneiras responsáveis por quebrar o paradigma marginalizado vivido pelas travestis e transexuais. A produção assinada pela Piloto também pretende introduzir às novas gerações o trabalho artístico de Wonder. “Nascida na cena underground paulistana, Cláudia teve seu talento reconhecido neste cenário, em meio aos punks, góticos, artistas, autores e diretores da época. Entendo esta obra como o registro do legado de uma figura marcante e fundamental para nossa história”, comenta Dácio Pinheiro, diretor do filme.

 

Costurado por testemunhos da artista, “Meu amigo Cláudia” também traz uma série de depoimentos de personagens marcantes dos anos 80, como Zé Celso Martinez Corrêa, Kid Vinil, Grace Gianoukas, Sérgio Mamberti, Leão Lobo e Glauco Mattoso, entre outros. “Foi realizado um extenso trabalho de pesquisa e levantamento de materiais para execução deste projeto”, comenta Daniel Soro, sócio-diretor da Piloto e produtor executivo do filme. “Buscamos conteúdo de acervo pessoal, em emissoras de TV, revistas, jornais e até fanzines para fazermos um estudo da pessoa e da representatividade de Cláudia. É muito gratificante ver estas peças se juntando, construindo um mosaico que documenta parte de uma história pouco explorada e desconhecida por muitos”, finaliza.

 

A produção da Piloto foi realizada em co patrocínio com a Prefeitura da Cidade de São Paulo e integra o Programa Municipal de Fomento ao Cinema – Finalização de Longa Metragem. A estreia em circuito comercial tem distribuição realizada pela Festival Filmes, da jornalista e produtora cultural Suzy Capó. A estreia no circuito paulistano está agendada para o dia 30 de maio, o documentário entrará em cartaz no Rio de Janeiro ainda sem data definida.

 

Transgressão e engajamento político

 

Tendo a década de 1980 como pano de fundo, o filme “Meu amigo Cláudia” documenta o cenário cultural e político do País nos últimos 30 anos, com fortes menções a questões relacionadas à cultura pop, comportamento e diversidade sexual. “Podemos ter uma noção do engajamento político de Cláudia ao vê-la apoiando movimentos como o das Diretas Já, ou ao cantar – ao lado de outras travestis – o Hino Nacional na Prefeitura de São Paulo”, exemplifica o diretor do filme. Pinheiro conta que, na ocasião, Cláudia foi convidada a participar da inauguração do primeiro Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, em 2005.

 

Marco Antônio Abrão era seu nome de batismo, mas foi como Cláudia Wonder que a performer marcou história na noite paulistana e na defesa dos direitos LGBT. “Nas pesquisas de materiais para o filme encontramos pérolas como o primeiro pornô brasileiro com uma travesti – ‘Sexo dos anormais’, com direção de Alfredo Sternheim –, um vídeo de sua participação na peça ‘O homem e o cavalo’, encenada por Zé Celso Martinez Corrêa e participações em longas como ‘O marginal’ e ‘A próxima vítima’”, comenta Pinheiro. O filme também revela a veia musical da multiartista que, nos anos 80, foi vocalista das bandas de rock Jardim das Delícias e Truque Sujo. Em 2007, Wonder lançou seu CD solo, denominado “Funkydiscofashion”.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Com depoimentos de Claudia Wonder, José Celso Martinez Corrêa, Glauco Mattoso, Sergio Mamberti, Grace Gianoukas, Leão Lobo, Leilah Rios, Alfredo Sternheim, Kid Vinil, Edward MacRae, Reka, Ézio Fernandes de Avilla entre outros.

 

Título: “Meu amigo Cláudia”

Direção: Dácio Pinheiro

Produção: Piloto

Produção executiva: Daniel Soro, Alexandre Chalabi, Biba, Werdeisheim, Chica Mendonça e Clarice Reichstul

Roteiro: Daniel Chaia

Fotografia: Pierre de Kerchove

Montagem: Rodrigo Menecucci

Edição de áudio: Anvil FX

Música Original: Anvil FX

Direção de Produção: Mariana Guerra

Distribuição: Festival Filmes

Contato: chica@piloto.tv

 

35mm – DCP – Duração: 80 minutos – Cor – São Paulo, 2012

 

 

SOBRE A PILOTO

Fundada em 2003, a PILOTO atua na área de produção de televisão, cinema, filmes publicitários e conteúdo para internet, surgida a partir da parceria de Alexandre Chalabi e Daniel Soro, ambos se conheceram na MTV, nos anos 90. Com a entrada de Biba Werdesheim como sócia, em 2004, a produtora começa a trabalhar com filmes publicitários e, desde então, produz filmes para as maiores agências do País, entre elas: Talent, Africa, Neogama, Giovanni+Draftfcb, Loducca. A Piloto tem em seu portfolio importantes prêmios do mercado publicitário como CannesLions,, Ciclope, FIAP, PromaxBDA, Profissionais do Ano e Clube de Criação de São Paulo. Atuando ao lado de grandes agências e anunciantes, a Piloto fortalece sua presença entre as mais conceituadas produtoras de filmes publicitários do País.

Entre os trabalhos em destaque da produtora estão: a criação e realização da identidade visual da MTV Brasil e do Canal Boomerang; programas para séries de TV do Multishow, SescTV, TCM e FashionTV; e a realização do documentário “Emoção Art.Ficial 2.0”, para o Itaú Cultural. Além disso, a Piloto também foi responsável pela produção do documentário “Meu amigo Claudia”, dirigido por Dácio Pinheiro, pela co-produção do longa “Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, e do longa-metragem “Gata velha ainda mia”, dirigido por Rafael Primot, fruto de uma parceria com o Canal Brasil. Já entre os cases de publicidade, destaque para campanhas como: “Brahma – Imagina a festa”, da Africa; assinada pela NeogamaBBH, a campanha brasileira para Google Chrome, intitulada “Cara, cadê meu dono?”; “Sucesso”, para CNA com criação da Giovanni+Draftfcb; “Rótulos”, produzida para Folha de S. Paulo e assinada pela Africa; entre outras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.