ARTIGO – Infiltrações nacionais em verde-oliva. Por Marli Gonçalves

Socorro! Atenção! Ocorrem infiltrações de assuntos importantíssimos enquanto estamos compenetrados de olho nas tragédias das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Envolvem temas caros ao futuro da Nação que pode ser pega distraída e que quando for ver se surpreenderá com um tom verde-oliva. Há agora um assunto passando batido, e é sobre Educação, a base de qualquer desenvolvimento.

Infiltrações

Estou chocada. Sentei, arrasada, pensando no horror e desconhecimento que acontece em muitas cabeças, ainda certamente fruto daqueles anos que passamos, na ditadura, e há pouco governado por gente que adora e busca uniformizar tudo, não com o verde das florestas, mas com o verde militar, o verde-oliva de fardas e ordens. Tinha acabado de ouvir a entrevista de uma mãe lá de Taubaté tecendo inacreditáveis loas à tal escola cívico-militar; aliás, tão “boa”, mas tão boa, que justamente ali onde funcionava já foi até cancelado há dez meses. Ela disse textualmente: “os militares ajudam na regra, na conduta, na disciplina”. Vi ali, além do despreparo, da fantasia militar, alguém delegando a educação das crianças. O mais engraçado é que ela avaliou algo de uma criança conhecida, não era seu filho, não ficou claro se os tinha e onde estudavam.

Não pensam em nada que preste para melhorar de verdade a combalida educação nas escolas estaduais, que só piora. Só ideias mirabolantes. Essa semana foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, debaixo de um confusão danada, com pancadaria e prisões, o projeto de escolas cívico-militares apresentado pelo governador Tarcísio de Freitas, que sempre tenta agradar ao seu meio político, bolsonaristas de carteirinha. Prevê a contratação de militares aposentados, que inclusive ganhariam mais do que os professores, para a “disciplina nas escolas”. O “bicho-papão”. Traduzindo: a volta dos temidos bedéis que muitos de nós conhecemos bem e que encaramos em nossa formação no período terrível que passamos por longos anos no século passado. Significa, entre outras, a obrigação de cantar o Hino Nacional todos os dias, entrar e sair em fila. Sim, isso é disciplina para eles. Me arrepio em lembrar da minha adolescência, mesmo que em escola privada éramos obrigados a nos perfilar para cantar o Hino com mãozinha no peito, juntos no pátio. E ai de quem desse um pio!

A Advocacia Geral da União, AGU, já disse em parecer ao Supremo Tribunal Federal, STF, que o modelo das escolas cívico-militares é inconstitucional, logo quando consultada sobre o Paraná, justamente de onde vem o atual secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder. Outros Estados, como Minas Gerais e Santa Catarina, aliás, as mantêm, também na desobediência, a qual São Paulo agora – vejam só – pretende aderir. Ano eleitoral realmente sempre nos traz surpresas. Infiltrações.

Esse programa será, acreditem, responsabilidade tanto da Secretaria de Educação, quanto da de Segurança Pública. Pretende atingir escolas públicas de regiões mais carentes onde, digamos, pretendem melhorar a “disciplina” e juram que isso pode aumentar a eficiência do ensino, indo contra o parecer dos mais conceituados estudiosos e especialistas da área, todos absolutamente contrários à sua aplicação seja onde for. Polêmica para mais de metro.

Ah, só para finalizar. O secretário da Educação garante que os militares estarão desarmados. UFA!!!

Estamos vivendo um momento muito difícil no país, ainda dividido, e com o atual governo batendo cabeça em várias direções e em algumas conseguindo o feito de ampliar essa maldita e burra divisão. Divisão incentivada com a presença nefasta de uma espécie de espírito do ex-presidente tomando cabeças e corpos, ameaçando a paz e a democracia. Além das constantes ameaças à nossa estabilidade, inteligência e ao futuro das gerações.

Sempre tudo pode ficar muito pior quando estamos meio que distraídos, como agora.

_____

marli goMARLI GONÇALVES – Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. (Na Editora e na Amazon). Vive em São Paulo, Capital.

marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br

Um comentário sobre “ARTIGO – Infiltrações nacionais em verde-oliva. Por Marli Gonçalves

  1. aspascard 28 de maio de 2024 / 15:41

    PARECE ATE CASTIGO DE D E U S.

    MAS NAO E NAO.

    E PURA MALDADE E MA FE DOS HOMENS.

    AS TRAGEDIAS IGUAIS A DO RIO GRANDE DO SUL.. RIO DE JANEIRO.. MINAS GERAIS.. MARANHAO AMAZONAS E TANTAS OUTRAS QUE SE REPETEM E JA VIRARAM ROTINA ANO APOS ANO NO BRASIL INTEIRO

    SAO FRUTO DA CORRUPCAO.

    OBRAS SUPER FATURADAS E QUASE SEMPRE ABANDONADAS NAO CONCLUIDAS. E AS TERMINADAS SAO REALIZADAS COM MATERIAIS HIPER FATURADOS E DE PESSIMA QUALIDADE OU INFERIOR NAO COMPATIVEL COM A OBRA. QUANTAS CARCACAS .. ESQUELETOS DE IMOVEIS ASSIM VOCE CONHECE NA SUA CIDADE?

    EXEMPLO TIPICO NOTORIO CONHECIDO E USUFRUIDO POR TODOS SAO OS SERVICOS DE OBRAS DE SAUDE.. ESCOLAS EDUCACAO.. MERENDA DAS CRIANCAS.. SANEAMENTO BASICO. LIMPEZA DE RIOS.. AS RUAS DOS MUNICIPIOS ESTRADAS. REALIZADAS COM PESSIMA QUALIDADE E SEM NENHUM ACABAMENTO. QUE NAO RESISTEM NEM MESMO AO TERMINO DO MANDATO DO PICARETA.. PILANTRA…. DIGO. EXECUTIVO DE QUEM REALIZOU. DIGO. ROUBOU AS VERBAS DO ERARIO PUBLICO.

    ASSIM TODAS ESSAS TRAGEDIAS QUE TERMINAM EM MORTES. PERDAS.. DANOS MATERIAIS.. MORAIS.. DESTRUICOES PATRIMONIAIS. FAMILIARES..

    TAL COMO TEM OCORRIDO

    SAO PERFEITAMENTE PASSIIVEIS DE ACOES POPULARES. ISTO E ACOES INDIVIDUAIS IMPETRADA PELO CIDADAO COMUM OU COLETIVAS. OU ACOES CIVEIS PUBLICAS IMPETRADAS POR ONGs.. TIPO ASSOCIACAO DOS MORADORES.

    O ORGAO GESTOR EXECUTIVO.. SECRETARIO DE OBRAS E OUTROS SAO CO- RESPONSAVEIS .. CO.AUTORES DEVENDO SER INCLUIDOS NO POLO PASSIVO DA RELACAO PROCESSUAL.

    MUITO EMBORA SEJA O MINISTERIO PUBLICO O ORGAO TAMBEM FISCALIZADOR… JUNTAMENTE COM OS TRUBUNAIS DE CONTAS DO ESTADO E MUNICIPIO NAO ESPEREM QUE O MP OU TCE E TCM HAJAM.. ATUEM PRONTAMENTE.

    ELES… OS PROCURADORES E CONSELHEIROS NAO FARAO.

    PORQUE ESTAO QUASE TODOS SENDO SUBORNADOS E COMPROMETIDOS COM A CORRUPCAO E O DESEJO DE SER ALCADO AO CARGO DE PROCURADOR GERAL OU A CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS A CONVITE DO GOVERNADOR. E OUTROS GESTORES PUBLICOS.

    ELES NAO QUEREM SE INDISPOR COM O EXECUTIVO. VEJA COMO EXEMPLO CLASSICO O RJ. O PROCURADOR GERAL DO ESTADO RECEBIA DO GOV. SERGIO CABRAL UM CALA A BOCA… UM PIXULECO DE RS 150.000.00 POR MES. PARA ARQUIVAR QUALQUER COISA CONTRA.

    DIZEM QUE ESTA PRESO NO PONTO ZERO.

    SE O EX GOVERNADOR QUE E UM LADRAO CONTUMAZ.. CLEPTOMANIACO DITO PELO PROPRIO EM JUIZO. ESTA EM CASA. NA BEIRA DA PISCINA CHURRASQUEIRA E ACADEMIA. POR QUE SEU CUMPLICE ESTARIA PRESO?

    COISA QUE SO ACREDITO VENDO.

    O CONSELHEIRO DO TCERJ JUNTAMENTE COM SEU IRMAO DEPUTADO FEDERAL AMBOS ESTAO PRESO POR CORRUPCAO.. FORMACAO DE QUADRILHA ORGANIZADA. MILICIA.. ASSASSINADO DE PARLAMENTAR..

    MAS NAO FIQUE TRISTE.

    ELES CONTINUAM COM TODOS OS DIREITOS GARANTIDOS E ASSEGURADOS. O CONSELHEIRO DO TCE.RJ TEM SALARIO DE RS500.000.00. NAO TA ERRADO NAO. QUINHENTOS MIL REAIS. MAIS SALARIO DE SAGURANCA.. CARROS. COMBUSTIVEIS. PLANOS DE SAUDE INTERNACIONAL E MUITO MAIS. MUITAS OUTRAS MORDOMIAS…

    A JUSTICA SAO SOCORRE AQUELES QUE NAO BRIGAM POR SEUS DIREITOS.

    O PODER JUDICIARIO PARA TOMAR QUALQUER INICIATIVA TEM QUE SER ACIONADO.

    OS MINISTERIOS PUBLICOS FEDERAL OU ESTADUAL TEEM A OBRIGACAO E O DEVER OBRIGACIONAL INESCUSAVEL DE SAIR EM DEFESA DA POPULACAO E AGILIZAR O RESSARCIMENTO PELOS DANOS MATERIAIS. MORAIS CAUSADOS NAO SO A POPULACAO CIVIL MAIS TAMBEM AO ENTE FEDERATIVO OU UNIAO.

    O ENTE QUERIDO TAMBEM POSSUI E PODE SOFRER DANOS MORAIS. E DIREITO TAMBEM REQUERER MEDIDA CAUTELAR PARA GARANTIR O RESSARCIMENTO DE TODOS E EVITAR O DELAPIDAMENTO INTENCIONAL E NO FINAL AINDA SOFRER A FAMOSA PIADA.

    GANHA MAS NAO LEVA.

    PROFERIDA TANTAS VEZES PELO ILUSTRE CORRUPTO E MARGINAL PAULO MAUMAULUF.

    A POPULACAO JA NAO MAIS POSSUI ESTRUTURA FISICA PSICOLOGICA. HUMANA E PATRIMONIAIS PARA SUPORTARIN INDEFINIDAMENTE TANTOS PREJUIZOS DIFERENTES PERDAS E VIVER NUMA CONSTANTE ROTINA E INTERMINAVEL DE RECOMECAR NOVAMENTE.. DE NOVO.. OUTRA VEZ. MUITOS JA NAO POSSUEM IDADE PARA NOVO RECOMECO.

    TRAGEDIAS SUCESSIVAS QUE JA CONSTAM NOS CALENDARIOS MUNICIPAIS COM DATA E MES DAS CATASTROFES DAS TRAGEDIAS PRE ANUNCIADAS.

    A POPULACAO… A SOCIEDADE DEVE SE ORGANIZAR EM GRUPOS PARA PLEITEAR E DIRIMIR SUAS QUESTOES. DA MESMA FORMA QUE OS PARLAMENTARES SE UNEM EM BLOCOS.. FACCOES.. PARA DESVIAR AS VERBAS PUBLICAS. A CONHECIDAS COMO EMENDAS E OU FUNDO ELEITORAL A POPULACAO DEVE SE AGRUPAR COLETIVAMENTE PARA AGIR JUDICIALMENTE.

    ESSAS TRAGEDIAS. CATASTROFES.. POSSUEM NOME E ENDERECO CERTO E DEFINIDO.

    P O D E R

    P U B L I C O E SEU GESTORES EXECUTIVOS.

    ROTWIRO DA CORRUPCAO E DO DEVIO DAS VERBAS

    DESVIO DE VERBAS EM PORTO ALEGRE E MUNICIPIOS RS E FACIL DESCOBRIR E MOSTRAR PARTE E COMPROVAR O QUE DEU CAUSA A TODA ESSA TRAGEDIA.

    AS BOMBAS PARA DRENAGEM ESTAVAM PARADAS.. SEM USO E SEM MANUTENCAO HA LONGO TEMPO.

    MAS..

    COM.. CERTEZA DEVE HAVER PAGAMENTO FEITO A ALGUMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM MANUTENCAO DE MOTORES RESPONSAVEL PELA MANUTENCAO.

    ENTAO BASTA VERIFICAR NOS ARQUIVOS DA PREFEITURA AS NOTAS FISCAIS DOS SERVICOS REALIZADOS E QUAL ERA A EMPRESA.

    PRONTO. NAO TEM MISTERIO NEM DIFICULDADE NENHUMA.

    MAS… E TANTA GENTE ROUBANDO E RECEBENDO SEM PRODUZIR NADA A NAO SER

    O B S T A C U L O S

    SO ISSO

    QUERO VER ESSE PREFEITO E SECRETARIO DE OBRAS E OUTROS RESPONSAVEIS… PRESOS… PREVENTIVAMENTE EM PRESIDIO DE SEGURANCA MAXIMA E INCOMUNICAVEIS PARA NAO ARTICULAREM E ARQUITETAREM JUSTIFICATIVA IDENTICA.

    ALGUEM TEM QUE SER REPONSABILIZADO. PUNIDO E TORNAR TODOS OS BENS PATRIMONIAIS E FINANCEIROS

    INDISPONIVEIS.

    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    RIO DE JANEIRO. 12 DE MAIO DE 2024.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.